segunda-feira, 30 de março de 2009

O que é seu tá guardado

Josimar estava aos prantos sentado numa cadeira naquele boteco da Lapa. Tudo por causa de Helena. Não a de Tróia, mas a de Cascadura. A moça acabava de lhe dar um "Pé" após 7 anos de namoro, fora o noivado. Agora estava arrasado e seu amigo Mariovaldo, o popular Valdinho, tentava consolá-lo. - Fui traído, Valdinho, traído! O amigo tentou sorrir. - E daí? Até Cristo foi traído, meu velho. - Mas como vou passar lá no bairro sem que riam de mim? Todo mundo sabe!Sou um corno! - Calma aí, meu velho! Esse negócio de ser corno já tá ultrapassado. - Sério? - Claro! Ser corno é até cool. O negócio hoje em dia é aparecer. - Fala sério! Eu quero é sumir! - Calma, Josi! Deixa comigo! - Ajudar como? Você conhece algum cirurgião plástico que cobre pouco? Eu posso mudar de rosto e. - Nada disso! Você vai ficar famoso! Vai sair na "Caras-de-pau" e tudo! - É? Como o "corno do ano", né? Tô fora! - Esqueça esse orgulho de macho latino! Pense nas vantagens... - Quais são as vantagens de ser corno, Valdinho? Tá de sacanagem? - Muitas vantagens! Muitas! Pensa, ô mané! Você vai ficar famoso e rico! O brasileiro adora a vítima. Todo aquele que faz papel de vítima no Brasil ganha a simpatia imediata da população. - Tá maluco, Valdinho? Quer que eu seja corno e ainda me faça de coitado? Vou te quebrar a cara! - Deixa de ser burro, Josimar! Pensa! Olha esses programas de TV! Todo aquele que faz papel de vítima ganha a simpatia do povo. O negócio e ser traído! O povo ama os traídos que se fazem de coitadinhos! - Tá...e você acha que eu sendo um corno rico e famoso vou trazer a Helena de volta? - Lógico! Não só a Helena mas todas aquelas loiras gostosas que aparecem na TV e saem nas revistas! Pensa, meu velho, pensa! O povo ama sentir pena da dor alheia! - Não sei, Valdinho...Famoso e rico tudo bem...Mas corno? Porra! - Você quer o quê? Ficar rico e famoso sem dar nada em troca? - Quero! Esse cara que ganhou 1 milhão no programa? Por acaso ele escreveu "Romeu e Julieta" ou "Crime e Castigo"? - Eu sei, meu velho, mas você acha que você inteligente e criativo do jeito que é vai ser escolhido para ir num programa desses? Te enxerga, cara! Com esse teu QI alto e esse talento você está perdido! - Droga! Que mal eu fiz pra merecer tantos dons, meu Deus? - Calma! Há piores! Há piores! Ou você pensa que os escritores, poetas, cineastas, cronistas têm alguma chance? São os excluídos! Gente que insiste em pensar e criar! Jamais terão uma chance na mídia. Sinto uma pena enorme desses coitados genias. Leonardo da Vinci, se vivo fosse, estaria naquela fila gigante da prova para Gari. - Putz! E se descobrirem que eu fiz aquele curso de filosofia?? - Calma! Ninguém precisa saber! A gente diz que você é apenas um traído. Um cara que nasceu pobre e nunca teve nenhuma chance na vida. A burrice vende! A burrice vende! - Hummm...Será que esse negócio de ser corno ainda vende? Acho que já caiu no lugar-comum. - Aí é que está! Você precisa parecer o "corno-burro". Assim toda a massa gigantesca de idiotas será solidária. - Talvez...Mas eles não assumem que são cornos! Não sei não... - Não sabe o quê? O que você quer mais além de fama, dinheiro e mulheres? - A Helena. Eu amo a Helena! - Calma. A Helena vai vir correndo pro seus braços. Lembre-se: o que é seu tá guardado!

Um comentário:

  1. HAHA'
    Gostei do texto...
    o que é seu tá guardado
    Visite http://penseoamanha.blogspot.com/
    Abs

    ResponderExcluir